sábado, 20 de fevereiro de 2010
A diferença entre o amor e a paixão
Há uma diferença muito grande entre o amor e a paixão, como também há diferença entre a fé e a emoção.
No amor, e por amor, dá para suportar tudo. Por exemplo: um rapaz ama uma moça, e quando ela diz que não o quer mais, que está tudo acabado, ele não se desespera, não faz ameaças, não requer de volta o que deu de presente, e nem fala mal da moça. Pelo contrário, se ele a ama, simplesmente diz: ''Você não me quer e eu não posso obrigá-la a gostar de mim, mas eu continuo lhe amando, como sempre. Você segue o seu caminho e eu sigo o meu. Também desejo, do íntimo do meu coração, que você seja muito feliz, e quem sabe, um dia, poderemos recomeçar, pois há sempre um amanhã. Estarei lutando por você e por seu amor, e se for da vontade de Deus, e eu sei que é, ficaremos juntos.''
É assim que aquele que ama procede, pois o amor não se comporta incovenientemente, não busca o seu próprio interesse, não tem inveja, não age com leviandade nem com indecência; não se irrita, não suspeita mal e nem deseja o mal.
Há os que agem pela paixão. Não aceitam a separação, o rompimento de um namoro, e daí querem matar o outro, jogar praga, fazer escandâlos, causar difamação, obrigando a pessoa a ficar pela força, contra a vontade. A paixão é impaciente, possessiva, agressiva, autoritária, irresponsável e demoníaca. Ela é cruel, implacável, traiçoeira, inconsequente, arbitrária e violenta. Enfim, a paixão é diabólica.
Assim como o amor nos traz paz, certeza, bondade, liberdade, segurança e alegria; a paixão traz desespero, dúvida, maldade, escravidão, medo e tristeza. O amor tudo oferece por prazer, a paixão tudo quer de qualquer forma. O amor é permanente, seguro e animador; a paixão é como um ''fogo de palha.'' Note que são totalmente opostos.
A pessoa que se apaixona, possui um brilho no olhar, que até chama atenção. Mas, de repente, esta luz se apaga. Vira cinzas, levadas pelo vento. Todavia, o amor é como uma casa construída na rocha. Sua base não se abate, e quanto mais o tempo passa, mais sólido fica. Já a paixão é a construção na areia, sem segurança, cuidado e sacrifício, podendo cair a qualquer momento.
E você? Ainda vai ter coragem de dizer que está apaixonado?
Marcadores:
vida sentimental
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário